Transformers... Como tudo começou?

Caro Leitor,

Tudo começou em 1985. No final daquele ano, ganhei um certo gibi a partir do qual li a história de robôs alienígenas que guerreavam entre si na Terra. Aliado a isso, existia um detalhe determinante e fantástico: tais robôs podiam se transformar em veículos e em outros tipos de mecanismos e de aparelhos.
Fiquei fascinado com aquele gibi! No início de 1986, o desenho animado chegou à TV, fato que culminou com minha total admiração "boquiaberta" pelos Transformers. Fiquei completamente fascinado pelos robôs de Cybertron e, desde aquela época, sou fã deles! Atualmente, aos 29 anos de idade, creio na mensagem positiva presente no desenho: a idéia dos heróicos Autobots combatendo, de maneira altruística, os terríveis Decepticons para salvarem a Terra, bem como a presente figura - até paterna - do sábio e poderoso líder Autobot, Optimus, servindo de exemplo aos infantes de outrora.

Apesar do objetivo notório dos produtores de Transformers, as vendas dos bonecos e dos brinquedos relacionados à série, o desenho realmente levou às crianças daqueles já distantes anos oitenta, mensagens positivas e dignas.
Eu, O REI DOS NERDS!

Após o período inicial de pesquisa - a qual, na verdade, se estende até os dias atuais - acabei obtendo muito material acerca da dublagem do desenho, bem como sobre os dubladores envolvidos no processo. Atualmente, o meio de veiculação mais conveniente é a Internet, portanto, optei pela criação deste site para divulgar todo o referido material, ao invés de simplesmente publicar tudo num fanzine, por exemplo. Parte de minha coleção de BONECOS!

Um dos pontos-chave do "Vozes", ao meu ver, é a presença dos arquivos de falas dos personagens, obviamente visando a "ilustrar" o material visual existente; isso somente poderia ser veiculado de maneira convincente através da Internet, de meios digitais. Quanto ao nome, o mesmo foi dado em vista do planeta natal dos Transformers: "Cybertron".

 

A criação do "Vozes de Cybertron" é nada mais que minha contribuição para a comunidade brasileira dos fãs de Transformers; gratifica-me sobremaneira poder ter colaborado de alguma forma!

Quanto a mim, possuo formação em Ciências Humanas (Rádio e TV), tendo me graduado pela UMESP (Metodista) em 1995. Apesar de minha formação, venho trabalhando com a Informática desde 1998. Encontro-me casado desde setembro de 2001, e resido no bairro de Santana (Zona Norte de São Paulo). Além de colecionar praticamente tudo relacionado aos Transformers, sou colecionador de algumas séries de bonecos produzidos nos anos oitenta, como He-Man, Thundercats e Ultraman, por exemplo. Também coleciono videogames e microcomputadores antigos, bem como miniaturas de carros produzidas nas décadas de setenta e de oitenta (especialmente exemplares das marcas Match Box e Majorette).

Amigos, a saudade daquela época, dos distantes anos oitenta, é muita. Naquele tempo as coisas eram mágicas: os beijos de nossas mães ao "irmos dormir"; as gostosas tardes de "Sessão da Tarde"; as brincadeiras entre os amigos do colégio; preciosas gotas de ouro pertinentes aos oceanos de nossas existências. Definitivamente, uma época em que o céu era mais azul, os doces eram mais saborosos, e a tênue ingenuidade existia em nossos corações. Agradeço ao bom Deus pelos momentos maravilhosos vividos em minha meninice...

TOPO

Texto: Marcus Garrett